sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Matéria publicada no site O Estado RJ - Esportes


Times paulistas iniciam o ano em busca da recuperação

Equipes visam voltar ao topo do cenário nacional

Reprodução de Internet
Ano novo, vida nova e times renovados. Após as festas de fim de ano e período de férias, tudo volta ao normal. Rotina de treinos, coletivas, jogos importantes. Para alguns dos principais clubes do país, 2011 recomeça com movimentação de jogadores e expectativas para os campeonatos, inclusive o Paulistão, que já tem a bola rolando.

Para o Palmeiras, a contratação de Ronaldinho Gaúcho foi apenas um sonho. Atualmente, o verdão investe em jogadores menos conhecidos, como o lateral direito Cicinho, ex-Santo André; o atacante Adriano Michael Jackson, ex-Bahia; o volante Chico, ex-Atlético (PR); o zagueiro Thiago Heleno, ex-Corinthians; Max Santos e João Vitor, atacante e volante, respectivamente, emprestados pelo Deportivo Maldonado, do Uruguai.

Na opinião do diretor de futebol do clube palmeirense, Roberto Frizzo, um time com 100 anos de tradição tem expectativas zero de errar. “Espero que continuemos a ser vitoriosos. O time está entrosado e agora, após as eleições, estamos avaliando todas as situações e corrigindo-as, se necessário,” conclui.

Santos tem início de temporada empolgante


Para acabar com o lema “procura-se um atacante”, o Santos contratou por empréstimo o atacante Diogo, do Olympiakos da Grécia, que jogou o segundo semestre de 2010 pelo Flamengo. Além do novo reforço, o time da Vila Belmiro conta com Keirrisson e Maikon Leite na linha de frente. E, mesmo com a ausência temporária dos craques Neymar e Ganso, já desponta na frente do Paulistão.

Até agora o Santos é o time que mais contratou para a nova temporada. Os destaques são: o meia Elano, que jogava no Galatassaray da Turquia; Victor Hugo do Santa Cruz (PE); o volante Charles, emprestado junto ao Locomotiv da Rússia; o lateral direito Jonathan, ex-Cruzeiro; e o goleiro Aranha, que estava no Atlético (MG). 

Na visão do presidente do clube santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, o Santos tem desafios importantes em 2011 e o objetivo de entrar para vencer todos os campeonatos. “Temos um time equilibrado e unido, o que nos credencia para sonhar com títulos. Mas o fundamental é que cada atleta sue a camisa até o minuto final e honre o manto sagrado do Santos. É essa luta e dedicação ao time que a torcida espera ver,” declara.

Corinthians e São Paulo também se movimentam

Procurados pela reportagem de O Estado RJ, o São Paulo e o Corinthians não se pronunciaram sobre as expectativas para o ano. Na visão de um dos torcedores do São Paulo Alan Rosa Albuquerque, o time é uma incógnita, ainda vai perder o zagueiro Miranda e também pode perder outro zagueiro, Alex. 

O torcedor, no entanto, faz uma importante ressalva: “Tem a aposta do veterano Rivaldo, uma boa contratação, mas não necessariamente um reforço,” desabafa o são paulino. O Tricolor do Morumbi contará, ainda, com o lateral esquerdo Juan, revelação do próprio clube, que vinha atuando pelo Flamengo. 

Já o Timão, que mais uma vez decepcionou na Libertadores, trouxe como grande novidade o atacante brasileiro naturalizado português Liédson, que já teve uma passagem pelo Corinthians, e o peruano Ramirez, para compor o meio de campo. Ronaldo agora ocupa o posto de capitão do time, título recusado no ano passado. 

A principal baixa fica por conta da perda do meio campista Elias para o futebol espanhol. O volante era um diferencial para o time. Outros reforços da equipe do Parque São Jorge para a temporada foram o zagueiro Walace, ex-Vitória da Bahia, e o atacante Willian, ex- Figueirense.

Lusa quer voltar a figurar entre os grandes 

No caso da Portuguesa, dois atacantes voltam de empréstimos, Dinei e Kempes, além das contratações do goleiro Juninho, do meia Ivo, do volante Ferdinando e do lateral esquerdo Marcelo Cordeiro. Para o técnico do time, Sérgio Guedes, será um bom ano para o clube. “A nossa expectativa é muito boa. Conseguimos manter boa parte da base do ano passado, além da chegada de jogadores importantes. O grupo está forte e motivado para fazer uma boa temporada”, afirma.

Após a perda da hegemonia do futebol brasileiro para times do Rio de Janeiro nos dois últimos anos, as equipes da Terra da Garoa querem resgatar sua força e importância no cenário nacional. Contudo, diante de algumas apostas, contratações modestas e poucas alterações nos clubes para esse novo ano, é esperar para ver e torcer.

Nenhum comentário: