segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Árbitros participam de clínica com jogadores


Durante exercícios, atletas aproveitam para tirar dúvidas e aprender mais sobre regras do basquete


A Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO) não teve jogos nesta segunda-feira, mas as atividades para os atletas não pararam. Durante a manhã, os jogadores participaram de uma clínica de fundamentos de defesa, que contou com a participação dos técnicos das oito equipes e também dos árbitros que apitam esta etapa da competição.

A LDO é uma competição patrocinada pelo Banco BMG, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Ministério do Esporte, com apoio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.

Durante os exercícios e movimentações, os árbitros observaram tudo de perto e deram dicas aos jogadores sobre como defender dentro dos limites da regra. Os próprios atletas tiravam dúvidas com os árbitros.

"Esta é uma forma de aproximar a arbitragem de jogadores e técnicos. O espaço que é concedido aqui, nós não temos durante o jogo", disse o árbitro Daniel Dávila, do Rio Grande Sul. "Eu acho importante essa participação da arbitragem, pois funciona como uma ferramenta de crescimento para todos", complementou.

Assim como os jogadores que estão em São Sebastião do Paraíso disputando a LDO, os árbitros também estão em início de carreira e querem tirar proveito disso para crescerem dentro da profissão.

"Para mim, esta está sendo uma experiência nova e estou buscando tirar o máximo disso para o meu crescimento pessoal dentro do trabalho", declarou Dávila.

Preocupada também com a formação de novos árbitros pelo país, a coordenadora de arbitragem da Liga Nacional de Basquete (LNB), Flávia Almeida, ressaltou o papel do árbitro no desenvolvimento dos atletas.

"Como esta é uma liga de formação, os árbitros contribuem ensinando o que pode e o que não pode dentro da regra do jogo", comentou.

Já pensando no futuro, Flávia lembrou que jogadores e árbitros que hoje estão na LDO podem se encontrar em partidas de futuras edições do NBB.

"Esses atletas, boa parte deles, vão disputar o NBB daqui alguns anos. E estes serão os árbitros que vão apitar os jogos deles. Então, é um crescimento mútuo", comentou.

Conheça quem são os árbitros da segunda etapa da LDO:

- Rafael Sulino (TO) - 18 anos
- Gregory Gracia (SP) - 26 anos
- Diego Chiconato (PR) - 26 anos
- João Ricci (DF) - 24 anos
- Gérson Acosta (MS) - 26 anos
- Daniel Dávila (RS) - 36 anos

Divulgação: Liga Nacional de Basquete

Nenhum comentário: