segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mergulhe no verão com saúde

Beber água traz benefícios, mantenha a pele, unhas e cabelos hidratados



Kátia Lemos



Assim como a Terra, o corpo humano é formado por 70% de água. Se considerarmos uma pessoa com 70 quilos, isso equivale a 49 litros de água. E, todo dia esse indivíduo perde cerca de 3% pela urina, mais um pouco na transformação dos nutrientes em energia e sem contar o suor e a respiração. A mulher deve ingerir em média diariamente uns 2,7 litros de água e um homem cerca de 3,7 litros para prevenção de problemas futuros.

Toda a sociedade já sabe a necessidade de ingerirmos pelo menos 2 litros de água por dia. Mas, no verão a situação é mais complicada. Na estação mais quente do ano, há uma maior incidência de evaporação da água da pele e isso pode levar a desidratação, e isso compromete órgãos vitais importantes como o coração e o cérebro.
Por este motivo, repor os líquidos perdidos é fundamental. Dentre as melhores opções de bebidas recomendadas para afastar o calor excessivo e a desidratação, estão os líquidos com baixas calorias e baixas concentrações de sódio, como: a água, água de coco e os isotônicos.
De acordo com a dermatologista Mariana Panzardi, a água tem uma vantagem em cima de outras bebidas. “A água além de hidratar a pele, repõe os minerais necessários e não contém muito sódio, como nos refrigerantes, que acabam por auxiliar na retenção de líquidos e ganho de peso," diz.

Não existe vida sem água. Beber bastante água traz muitos benefícios como: aumento do grau de hidratação das células da pele, que causa um efeito de brilho e aumenta o viço da pele, a nutrição da pele favorece a formação das fibras colágenas e o fortalecimento das fibras elásticas, ajuda na digestão, controla a temperatura do corpo, reduz infecções e o mais interessante emagrece.

Mas, é necessário cuidado. Existe um alerta sobre o aumento de doenças como a anorexia, pois muitas pessoas estão trocando alimentos por água. Um estudo publicado recentemente pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, deixou muita gente com medo. Dizia que água em excesso pode causar hiponatremia, distúrbio que provoca inchaço no estômago, vômito, fadiga extrema, perda de concentração e até a morte.

Zsuzsanna Kilian
Nada em excesso é saudável, o mesmo ocorre com a água. “A ingestão excessiva de água dilata o estômago e faz com que a pessoa coma mais, além de outros problemas como a diminuição do suco gástrico, que acaba atrapalhando a digestão," explica a nutricionista Priscila Amaral.

Nenhum comentário: