segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Zoológico oferece passeio noturno

Kátia Lemos




Desde 2003 é oferecido aos visitantes do Parque Zoológico de São Paulo, observar animais no período noturno. O programa foi criado para minimizar reclamações de crianças que não conseguiam ver certos animais nos passeios.
O percurso começa às 19 hs e tem duração aproximada de 3 horas. É feito com monitores e com lanternas de infravermelho, para não machucar os olhos dos animais. O Parque exibe diariamente 3.200 animais, sendo 102 espécies de mamíferos, 216 espécies de aves, 95 espécies de répteis, 15 espécies de anfíbios e 16 espécies de invertebrados.

Conforme a funcionária da Divisão de Ensino do Parque Kátia Rancura, o programa foi criado para acabar com a idéia das pessoas de que os bichos estavam sempre doentes, por isso não apareciam para o público. “As pessoas não respeitavam o sono dos animais noturnos e os deixavam estressados," explica.

A intenção do passeio é a educação ambiental. As crianças podem passar a mão em uma cobra píton, e junto a esta caminhada conhecer locais que durante o dia são proibidos para visitação.

À noite, não se vê somente animais noturnos. Os de hábitos diurnos curiosamente saem de suas casas para observar o movimento. Mesmo assim, os que fazem mais sucesso entre os visitantes são os tigres, leões e hipopótamos.

Os olhos de Gabrielly Pereira, 10, brilharam ao ver o hipopótamo sendo alimentado pelo biólogo. "Os hipopótamos são enormes! Nunca pensei que veria algum tão pertinho assim”, conta.

Com uma visitação anual de 1,6 milhão de pessoas, o Zoológico também oferece ao seu público cursos para professores, apresentações didáticas sobre os animais, dentre outros aspectos de preservação do meio ambiente.

A Divisão de Ensino do Parque relata que a lista de espera é de até oito meses. Para participar do passeio é necessário agendar. O custo do ingresso é de R$60 por pessoa e crianças de 5 a 10 anos pagam R$40. Este valor inclui ao visitante o estacionamento e um lanche no fim do percurso.

Nenhum comentário: