terça-feira, 30 de agosto de 2011

Matéria para o site O Estado RJ

Jogos escolares selecionam atletas para as competições do futuro

O 1º Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo a 2016 promove intercâmbio entre estudantes de São Paulo

Divulgação
O 1º Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo a 2016 é um evento da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, em parceria com a Federação Aquática Paulista, que tem como objetivo promover o intercâmbio entre as Unidades Escolares da Rede de Ensino do Estado de São Paulo (municipal, estadual, federal e particular).

Além de contribuir com a prática do esporte, o evento favorece a descoberta de novos talentos olímpicos que podem ser contemplados com o Programa Bolsa Talento Esportivo ou uma vaga nos Centros de Excelência do Estado de São Paulo.

A competição é disputada ao longo do ano e se divide em 12 etapas e duas seletivas, que selecionam atletas para a disputa nacional. A primeira etapa aconteceu em Campinas (16/06), a segunda em Jaboticabal (20/06), a terceira na Praia Grande (21/06), a quarta em São José do Rio Preto (25/06), a quinta em Presidente Prudente (02/07), a sexta em São Paulo (11/08) e a sétima novamente em São José do Rio Preto (16/08).

Seletiva disputada em São Paulo reuniu os atletas que mais se destacaram nas etapas iniciais

Após as sete etapas, os melhores nadadores se encontraram na seletiva das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos, que aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto, no Centro Olímpico, em São Paulo. A disputa teve 20 provas e 16 atletas foram convocados para representar a seleção paulista nos jogos escolares.

A primeira nadadora a conquistar uma vaga foi Bruna Primatti, do Colégio Santa Maria. "Gostei muito do que eu fiz aqui. Estou a três semanas treinando e só essa semana o meu técnico pegou mais pesado. Então, essa é a primeira competição depois de eu voltar de férias. Estar classificada nessa seleção é muito bom e essa competição vai ser como um Brasileiro, então será muito forte".

No masculino, um dos classificados foi Brandonn Cruz de Almeida, do Colégio Amorim. “Meu desempenho surpreendeu. Não sabia que faria esse tempo, pois fiquei a dois segundos do meu melhor sem estar com o maiô adequado e sem treinar forte. Vai ser minha primeira seleção escolar e espero dar o meu máximo,” observa o jovem atleta.

Uma das representantes do interior será Luiza Cação, do MVC Objetivo/Apan Paraguaçu. “Foi muito bom, nunca tinha feito este tempo em piscina longa. Meu objetivo de conquistar uma medalha foi alcançado. Estou muito honrada e orgulhosa em defender o Estado de São Paulo nos Jogos Escolares,” relata Luiza.

Conheça o nome dos alunos convocados para defender a cidade de São Paulo

Feminino:
Bruna Primatti, Colégio Santa Maria
Luiza Cação, Colégio MVC Objetivo
Giovanna Diamante, Col. Santa Marcelina
Jéssica Moretti, E. Santa Terezinha
Gisele Rodrigues, Col. Adventista
Letícia Lemos, Col. Castro Alves
Bruna Berni, Col. Adventista
Marina Frezzarin, Objetivo Americana


Masculino:
Brandonn Almeida, Col. Amorim
André dos Santos, Col. Dantas
Marco Antonio Wirthmann, Col. Adventista
Gustavo Borges, Col. Joanna Darc
Pedro Spajari, Fund. Vida Cristã
Felipe Silva, Escola do Futuro
Leonardo Pagoto, Col. Adventista
Lucas Lima, Col. Progresso

Nenhum comentário: