segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Editoria de Esporte

Palmeiras é o líder do Pacaembu

O estádio da prefeitura, na cidade de São Paulo, já foi palco de 25 títulos do verdão

Fábio Braga / FolhaPress
Na década de 40 nascia o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, que também pode ser considerado a casa do Palmeiras, e não só do Timão. Você sabia que o verdão é o time que mais vezes foi campeão no estádio? São 25 títulos no total.

Pois é, foi o Palestra Itália, atual Palmeiras, que um dia após a inauguração do estádio participou do primeiro jogo de futebol, estreando o campo contra o Coritiba. O Palestra venceu por 6 a 2. Completando a rodada dupla, o Corinthians iniciava sua trajetória no estádio vencendo o Atlético Mineiro por 4 a 2.

O palmeirense Caio Marques revela sua felicidade ao saber que seu time manda mais no Pacaembu do que o Corinthians. “Estou muito surpreso e feliz, é bom demais descobrir que meu time é o maior campeão do estádio que até então era dos corintianos”, explica.

Inúmeras partidas de futebol marcaram a época no Pacaembu. Apesar de possuir um estádio próprio, o Sport Clube Corinthians Paulista optou por deixar de lado o Parque São Jorge e adotar o local como sua casa. Essa prática tornou-se necessária, pois foi no período de maior jejum de títulos em sua história que a torcida alvinegra mais cresceu.

Em uma entrevista para o portal Terra, o vice-presidente do Palmeiras declarou: "O Pacaembu é um reduto palmeirense. Inauguramos o Pacaembu, o Palestra Itália morreu invicto lá e o Palmeiras nasceu campeão. O estádio é a casa da população de São Paulo”, apontou Roberto Frizzo.


O estádio Dr. Paulo Machado de Carvalho tem 75.598 metros quadrados e capacidade atual para 37.952 pessoas sentadas e demarcadas, cumprindo as normas do estatuto do torcedor da Federação Paulista de Futebol. Possui 23 portões de acesso, facilitando a entrada e a saída do público.

Seis torres de iluminação com 126 refletores iluminam o gramado nos jogos noturnos. Os torcedores têm à disposição 22 sanitários espalhados nas arquibancadas superiores, em volta do gramado e no Tobogã, além de 24 bares. Os vestiários do Pacaembu também são amplos. São dois para os times e um para o trio de arbitragem. No mesmo ambiente localizam-se as salas de imprensa e do serviço médico.

O estádio conta com um aparato de apoio, principalmente em dias de jogos ou de eventos culturais, que inclui posto de segurança, enfermaria, juizado de menores e vestiários para o policiamento. Completam a estrutura de serviço do estádio o sistema de som e o placar eletrônico.


Matéria publicada para o site O Estado RJ.

Nenhum comentário: